A FENACE é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos, tem a finalidade de promover a preservação e proteção do meio ambiente e a saúde pública no que tange a logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos e afins, promover a educação ambiental e defender os principais responsáveis pela realização dessa atividade, os comerciantes e distribuidores, através de suas Associações que gerenciam as Centrais e Postos de Recebimento.
Para tanto, atua nacionalmente na defesa de seus associados e na realização de convênios com a indústria a fim de promover a logística reversa desde o recolhimento da embalagem vazia com o agricultor até sua efetiva destinação final.
Nesse sentido, a FENACE, fundada pelas Associações que representam as revendas e cooperativas, tem como um de seus objetivos a promoção a logística reversa mediante a efetiva integração entre todos os elos da cadeia - os comerciantes e suas associações e cooperativas, bem como as indústrias fabricantes e industrias recicladoras, reutilizadoras e incineradoras de resíduos.
A promoção de um sistema adequado e efetivo de destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos, que vem sendo mantido desde a década de 1990 pelas associação, é o compromisso central da FENACE.
Conheça a FENACE
Lei 7.802/1989.
Dec. 4.074/2002.
Lei 12.305/2010 (Política Nacional dos Resíduos Sólidos).
Dec. 10.936/2022
Lei 9.974/2000.
Dec. 7.404/2010.
Resolução 465/2014, CONAMA.
NBR 13.968/1997 (tríplice lavagem).
NBR 14.719/2001 (destinação final embalagens Lavada).
NBR 14.935/2003 (destinação final embalagens Não-lavadas).
Contribuir com atuação direta em defesa dos direitos das Associações federadas; na busca de soluções ambientais inovadoras visando a gestão e destinação de resíduos; contribuir para a economia, a sustentabilidade no campo, a segurança e qualidade do sertor produtivo agropecuário, o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável, das empresas do setor e comunidades rurais.
Ser reconhecida como entidade de importância ambiental e social, colaboradora da economia circular brasileira. entidade de representação de Associações de gerenciamento de resíduos no Brasil com foco no agronegócio.
Moralidade e responsabilidade;
Ética e seriedade no trato com as questões ambientais;
Respeito, rigor no atendimento aos requisitos legais e regulamentares;
Cuidado e proteção com o meio ambiente, para com a vida;
Execução das atividades com total segurança;
Respeito e valorização dos colaboradores;
Respeito às instituições;
Atuação de forma socialmente responsável;
Total atenção às responsabilidades;
Melhorias contínuas dos serviços prestados;
O principal objetivo da federação é dar continuidade a este trabalho que vem sendo realizado pelas associações, hoje sendo divulgado nacionalmente através das ações conduzidas pela federação; para levar a conhecimento público os verdadeiros atores responsáveis por este processo, que coloca o Brasil, em primeiro lugar no Ranking, como referência nacional em destinação final das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Cabe ressaltar que o descarte incorreto das embalagens vazias de defensivos agrícolas (em rios, solos e aterros sanitários), causam graves problemas e elevada poluição ambiental. Contaminação de lençóis freáticos e mananciais de águas, o que não ocorre atualmente devido ao trabalho das associações, que vem sendo evitado no decorrer de mais de duas décadas, em virtude do efetivo trabalho realizado pelas associações.
FENACE - FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES E AFINS, foi criada em defesa das associações.
Sua função é gerir todos os interesses dos entes da federação, com vasta abrangência com representatividade em vários estados do Brasil, uniram-se afim de gerir os interesses coletivos; mas principalmente para promover o conhecimento acerca do trabalho realizado ao longo dos anos pelas associações, a quem verdadeiramente cabe todo o crédito pela maturação e consolidação do sistema na gestão regionalizada hoje representado através da federação; já promovido e consolidado pelas revendas no sistema de Lógística Reversa.
Sendo este um exemplo para o setor, e referência nacional em recebimento de embalagens vazias, exemplo de eficiência na gestão de resíduos sólidos.
Dando sua importante contribuição social para o meio ambiente e saúde pública.